Leia:6 dicas para criar uma estratégia comercial

6 dicas para criar uma estratégia comercial

Sempre que você partir para um novo território, consulte um mapa, caso contrário, você se perderá.
Avançar para o desconhecido (também conhecido como “o futuro”) é o que as empresas fazem todos os dias.
E o que eles precisam para garantir que não se percam? Uma estratégia, é claro, que alguns também podem chamar de roteiro.
Se você deseja definir novas prioridades de negócios, delinear planos de crescimento, determinar o roteiro de u produto ou planejar suas decisões de investimento, precisará de uma estratégia. Chegar à conclusão de que sua organização precisa de uma é fácil. Na verdade, criar uma estratégia que é um pouco mais complicado.

Aqui estão seis dicas simples para ajudá-lo a oferecer uma estratégia de negócios eficaz:

1-Reúna os fatos

Para saber para onde você está indo, você precisa saber onde está agora. Portanto, antes de começar a olhar para o futuro, você deve revisar o desempenho passado ou a situação atual. Observe cada área do negócio e determine o que funcionou bem, o que poderia ter sido melhor e quais oportunidades estão por vir.

Você deve analisar internamente seus pontos fortes e fracos. E para as oportunidades e ameaças, você deve considerar fatores externnos. Portanto, para sua grande ideia ou plano, você perguntaria: que ameaças e oportunidades poderiam surgir em cada categoria?
A parte mais importante desse processo é envolver as pessoas certas para garantir que você esteja coletando as informações mais relevantes.

2-Desenvolva uma declaração de visão

Esta declaração deve descrever a direção futura do negócio e seus objetivos a médio e longo prazo. Trata-se de descrever o objetivo e os valores da organização. Os gurus dos negócios debatem muito sobre o que vem primeiro – a visão ou a declaração de missão (veja a etapa 3). Mas, na prática, você pode desenvolver os dois ao mesmo tempo.

3- Desenvolva uma declaração de missão.

Isso se concentra no que necessidades são feitas no curto prazo para realizar a visão de longo prazo. Portanto, para a declaração da visão, você pode responder à pergunta: “Onde queremos estar daqui a 5 anos?”. Para a declaração da missão, faça as perguntas:

O que nós fazemos?
Como fazemos isso?
Para quem fazemos isso?
Que valor trazemos?

4-Identifique objetivos estratégicos

Nesta fase, o objetivo é desenvolver um conjunto de objetivos de alto nível para todas as áreas do negócio. Eles precisam destacar as prioridades e informar os planos que garantirão a entrega da visão e missão da empresa.
Analisando sua revisão na etapa um, você pode incorporar quaisquer pontos fortes e fracos identificados em seus objetivos.
Fundamentalmente, seus objetivos devem ser SMART (específicos, mensuráveis, realizáveis, realistas e relacionados ao tempo). Seus objetivos também devem incluir fatores como KPIs, alocação de recursos e requisitos de orçamento.

5-Planos Táticos

Agora é a hora de colocar um pouco de ação na sua estratégia, traduzindo os objetivos estratégicos em planos de curto prazo mais detalhados. Esses planos conterão ações para departamentos e funções da sua organização. Você pode até querer incluir fornecedores.
Agora você está focando em resultados mensuráveis ​​e comunicando às partes interessadas o que elas precisam fazer e quando. Você pode até pensar nesses planos táticos como sprints curtos para executar a estratégia na prática.

6-Gerenciamento de Desempenho

Todo o planejamento e trabalho árduo podem ter sido realizados, mas é vital revisar continuamente todos os objetivos e planos de ação para garantir que você ainda esteja no caminho certo para atingir esse objetivo geral. Gerenciar e monitorar uma estratégia inteira é uma tarefa complexa, e é por isso que muitos diretores, gerentes e líderes de negócios estão procurando métodos alternativos de lidar com estratégias. A criação, o gerenciamento e a revisão de uma estratégia exigem que você capture as informações relevantes, quebre grandes quantidades de informações, planeje, priorize, capture as informações relevantes e tenha uma visão estratégica clara.