Bem vindo ao blog

Top 5 do planejamento estratégico para posicionamento no mundo digital.

O mundo digital fez com que o ciclo das compras fosse severamente alterado e influenciado.

Antigamente o ciclo da compra era basicamente uma troca de dinheiro pelo produto que poderia ser influenciado por preço e qualidade, mas hoje, o cliente leva em conta diversos outros fatores, como posicionamento, encantamento, entrega, valores de marca e muitos outros pontos que passam pela análise do cliente, mesmo que de forma inconsciente.

Por causa disso as marcas precisam adotar um planejamento estratégico com estratégias e analises profundas para que o posicionamento aconteça de uma forma genuína.

Aqui vão alguns pontos que devem ser levados em conta em um planejamento estratégico.

1 — Missão, visão E valores

Neste passo, um gestor ou analista precisa definir os primeiros passos da identificação da marca.

“Quem somos? ”, “O que fazemos? ” “Porque fazemos? ” “O que queremos? ” “Para onde estamos indo? ” São algumas perguntas que devem ser respondidas como meta de criar uma cultura de marca.

2 — SWOT

A análise de swot é um estudo mais profundo da sua marca ou serviço, ela começa definindo as fortalezas da marca, através do estudo da missão, da visão e dos valores e de uma forma mais aprofundada também passa pelos diferenciais, depois a análise deve passar pelas oportunidades para marca, as tendências, o comportamento dos negócios e a dor do mercado, em terceiro lugar a análise define as fraquezas da marca, que são os pontos que devem ser apontados como chave de mudança, por último, realizamos uma análise de ameaças, para realizar uma preparação para o futuro da marca.

3 — Metas e objetivos

Depois de conhecer profundamente a marca, é hora de traçar os objetivos e formular as metas para que seu posicionamento não seja apenas falar, falar e falar sem atingir resultados.

4 — Implementação

Neste passo colocamos em prática todas as análises e estratégias com a finalidade de atingir as metas.

É de extrema importância que a implementação leve em conta todos os outros pontos já estudados.

5 — Controle e Feedback

Tudo que você fez até agora está dando certo? Se a resposta desta pergunta for sim, ótimo, é hora de expandir as estratégias. Mas se a resposta for não, este é o momento de refazer as análises, pode ser que algum ponto importante tenha sido perdido no meio do caminho.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos artigos