Leia:Top 5 do planejamento estratégico para posicionamento no mundo digital.

Top 5 do planejamento estratégico para posicionamento no mundo digital.

O mundo digital fez com que o ciclo das compras fosse severamente alterado e influenciado.

Antigamente o ciclo da compra era basicamente uma troca de dinheiro pelo produto que poderia ser influenciado por preço e qualidade, mas hoje, o cliente leva em conta diversos outros fatores, como posicionamento, encantamento, entrega, valores de marca e muitos outros pontos que passam pela análise do cliente, mesmo que de forma inconsciente.

Por causa disso as marcas precisam adotar um planejamento estratégico com estratégias e analises profundas para que o posicionamento aconteça de uma forma genuína.

Aqui vão alguns pontos que devem ser levados em conta em um planejamento estratégico.

1 — Missão, visão E valores

Neste passo, um gestor ou analista precisa definir os primeiros passos da identificação da marca.

“Quem somos? ”, “O que fazemos? ” “Porque fazemos? ” “O que queremos? ” “Para onde estamos indo? ” São algumas perguntas que devem ser respondidas como meta de criar uma cultura de marca.

2 — SWOT

A análise de swot é um estudo mais profundo da sua marca ou serviço, ela começa definindo as fortalezas da marca, através do estudo da missão, da visão e dos valores e de uma forma mais aprofundada também passa pelos diferenciais, depois a análise deve passar pelas oportunidades para marca, as tendências, o comportamento dos negócios e a dor do mercado, em terceiro lugar a análise define as fraquezas da marca, que são os pontos que devem ser apontados como chave de mudança, por último, realizamos uma análise de ameaças, para realizar uma preparação para o futuro da marca.

3 — Metas e objetivos

Depois de conhecer profundamente a marca, é hora de traçar os objetivos e formular as metas para que seu posicionamento não seja apenas falar, falar e falar sem atingir resultados.

4 — Implementação

Neste passo colocamos em prática todas as análises e estratégias com a finalidade de atingir as metas.

É de extrema importância que a implementação leve em conta todos os outros pontos já estudados.

5 — Controle e Feedback

Tudo que você fez até agora está dando certo? Se a resposta desta pergunta for sim, ótimo, é hora de expandir as estratégias. Mas se a resposta for não, este é o momento de refazer as análises, pode ser que algum ponto importante tenha sido perdido no meio do caminho.