Leia:Você sabe a importância de realizar a análise de swot para estruturar o marketing digital do seu negócio?

Você sabe a importância de realizar a análise de swot para estruturar o marketing digital do seu negócio?

Esta análise está diretamente ligada com o planejamento estratégico, e a partir desta analise nós podemos mapear 4 pontos essenciais dentro de dois ambientes do negócio e estruturar estratégias de marketing muito mais efetivas.

O resultado deste mapeamento é uma estruturação onde os dois primeiros itens tratam do âmbito interno do seu negócio e os dois últimos tratam do âmbito externo, proporcionando uma análise de todos os detalhes importantes para um posicionamento forte, que funciona desta forma:

1 – Strengts (forças)

Neste primeiro passo, nós analisamos todas as forças e diferenciais da empresa, e colocamos este ponto como aquilo que faz com que a empresa seja ainda mais estruturada.

Para isto você pode responder as seguintes perguntas: quais são as melhores atividades da minha empresa? Quais são meus melhores produtos? Quais são os melhores recursos que possuímos? Qual a maior vantagem competitiva da nossa empresa?

2-  Weakness (fraquezas)

Aqui nós fazemos o processo reverso, esta é a hora que deixar o orgulho de lado e enumerar os pontos que atrapalham os nossos processos.

Isto deve servir para analisar o que deve ser aprimorado dentro do seu negócio.

As perguntas chaves deste processo são: nossos funcionários são capacitados? Nós utilizamos material de qualidade? Conhecemos nossa concorrência sem praticar competição desleal?

3 – Oportunites (oportunidades)

Agora nós passamos a analisar os elementos externos que ajudam a nossa empresa, o primeiro passo é verificar se existem oportunidades que sejam um diferencial.

Você pode responder estas perguntas: existem políticas públicas de crédito que podem ajudar minha empresa? Eu posso conseguir redução de impostos de alguma forma? Participar de eventos e patrocínios podem ajudar minha marca a ser mais conhecida?

4- Threats (ameaças)

E por último nos verificamos os fatores externos que podem colocar a empresa em risco.

Vamos responder: em algum momento a tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição? Algum grande concorrente possui políticas e qualidade melhores que as nossas?

Através destes 4 pontos você pode analisar pontos fracos e fortes e traçar estratégias para chegar até os clientes e fugir dos problemas. Você já conhecia este método de análise?