Bem vindo ao blog

Você sabe a importância de realizar a análise de swot para estruturar o marketing digital do seu negócio?

Esta análise está diretamente ligada com o planejamento estratégico, e a partir desta analise nós podemos mapear 4 pontos essenciais dentro de dois ambientes do negócio e estruturar estratégias de marketing muito mais efetivas.

O resultado deste mapeamento é uma estruturação onde os dois primeiros itens tratam do âmbito interno do seu negócio e os dois últimos tratam do âmbito externo, proporcionando uma análise de todos os detalhes importantes para um posicionamento forte, que funciona desta forma:

1 – Strengts (forças)

Neste primeiro passo, nós analisamos todas as forças e diferenciais da empresa, e colocamos este ponto como aquilo que faz com que a empresa seja ainda mais estruturada.

Para isto você pode responder as seguintes perguntas: quais são as melhores atividades da minha empresa? Quais são meus melhores produtos? Quais são os melhores recursos que possuímos? Qual a maior vantagem competitiva da nossa empresa?

2-  Weakness (fraquezas)

Aqui nós fazemos o processo reverso, esta é a hora que deixar o orgulho de lado e enumerar os pontos que atrapalham os nossos processos.

Isto deve servir para analisar o que deve ser aprimorado dentro do seu negócio.

As perguntas chaves deste processo são: nossos funcionários são capacitados? Nós utilizamos material de qualidade? Conhecemos nossa concorrência sem praticar competição desleal?

3 – Oportunites (oportunidades)

Agora nós passamos a analisar os elementos externos que ajudam a nossa empresa, o primeiro passo é verificar se existem oportunidades que sejam um diferencial.

Você pode responder estas perguntas: existem políticas públicas de crédito que podem ajudar minha empresa? Eu posso conseguir redução de impostos de alguma forma? Participar de eventos e patrocínios podem ajudar minha marca a ser mais conhecida?

4- Threats (ameaças)

E por último nos verificamos os fatores externos que podem colocar a empresa em risco.

Vamos responder: em algum momento a tributação pode afetar nossa Margem de Contribuição? Algum grande concorrente possui políticas e qualidade melhores que as nossas?

Através destes 4 pontos você pode analisar pontos fracos e fortes e traçar estratégias para chegar até os clientes e fugir dos problemas. Você já conhecia este método de análise?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos artigos