Costumo falar bastante sobre estratégias e o motivo disto é que elas são as chaves para alcançar objetivos e realizar um marketing digital efetivo.
A técnica smart é utilizada para definir objetivos eficazes, que funciona da seguinte forma:
1 – Specific (especifico)
O primeiro passo da estratégia é definir de forma especifica os objetivos, aqui nos trocamos o “quero vender mais” por “quero fazer x vendas”.
Todos os objetivos precisam ser muito claros neste passo.
2 – Measurable (mensurável)
Ter objetivos mensuráveis e claros te ajuda a analisar os resultados e saber se você já chegou ao objetivo ou quanto ainda falta para chegar ao objetivo.
3 – Attainable (atingível)
Antes de definir suas metas, tenha o pé no chão.
Logico que devemos sonhar e desejar atingir sempre mais, mas definir metas inatingíveis pode te deixar frustrado.
Pense em traçar um dia após o outro quando for definir seus objetivos.
4 – Realistic (realista)
Definir os objetivos com base na realidade da sua empresa e equipe é um dos pontos principais.
Não adianta querer fazer 50 vendas e não ter disponibilidade para enviar, isto irá prejudicar seus feedbacks e o seu pôs venda.
Defina objetivos com base no que você efetivamente consegue realizar.
5 – Time-Boud (prazo definido)
Definir o prazo para atingir um certo objetivo te ajuda tanto no fator motivacional quanto no momento de realizar análises e novas estratégias.
Se o objetivo não for atingido nesse determinado espaço de tempo, não fique prorrogando a estratégia.
Estude e trace uma nova estratégia. E ai, você traça os objetivos da sua empresa de forma SMART?